sabato 30 luglio 2011

sábado de sol. pic-nic?

Uma leitura que tenho que retomar é o livro de Beppe Sebaste: Panchine - come uscire dal mondo senza uscirne, que seria algo como 'Bancos de praça - como sair do mundo sem sair realmente'.




O tema central como se pode perceber do título, são os bancos de praça, e o como a praça se está desenvolvendo. Você já reparou que depois de um período começaram a retirar os bancos e nos últimos anos estão reconsiderando esse elemento urbano? 

Eu lembro da minha infância em parques com aqueles bancos de madeira... tantos. Aos poucos foram sendo destruídos por vândalos e o governo querendo evitar maiores confusões aos poucos foi retirando-os. Resultado: a praça com bancos acabou sendo extinta, e quando têm, são pouquíssimos e sempre lotados.

MAS, agora existe um movimento contrário. As pessoas estão cansadas de não ter mais vida social, e o lado urbanístico está ganhando muito nessa área. 

É o caso da linha Trampolino, ou trampolim, do estúdio de design CasuroD'Angeli, criado para a ITF Design. O mais legal é que o Ivo Caruso eu já conheci pessoalmente, e posso dizer que é muito bom saber que o design jovem está vindo à tona com muita qualidade!

Brincando com o equilíbrio entre a característica do objeto e volumes sólidos, através de um bloco pesado que funciona como base estrutural se faz a sustentação dos planos de madeira, acabando por criar diversas composições mais ou menos simétricas.

O que você vê agora é uma anteprima do que será exposto no Salão Internacional de Ambiente Externo em Rimini, Itália, em outubro deste ano, no espaço SUNLAB for a creative outdoor.






ficha técnica
fonte e imagens: DesignerBlog


Nessun commento:

Posta un commento