martedì 7 giugno 2011

[fachadas] azulejos portugueses.

A rua é composta por muitos elementos. Pavimento, calçada, mobiliário urbano - lixeiras, bancos, balizadores - placas de sinalização, semáforo, publicidade, e claro, FACHADAS.



não bastam os azulejos. nesse prédio a sacada foi utilizada como vitrine.

Em dezembro, por uma fatalidade de overbooking e má administração da empresa aérea, leia-se TAP, acabei perdendo a minha conexão de Lisboa ao Rio. Em compensação, já que todos os que perderam deviam esperar durante 18h pelo próximo vôo, montamos um grupo e fomos para o centro da cidade.

Já de cima a cidade me pareceu muito Porto Alegre (veja só, fundada por portugueses!), com a mesma distribuição de lotes e construções pelas ruas estreitas do centro antigo. 

Mas a característica principal e original do país ibérico é o AZULEJO PORTUGUÊS. A palavra de origem arábe  Al-zuleique o  az-zuleycha significa "pequena polida e trabalhada, cerâmica" mostra que essa foi uma das heranças mais fortes da invasão muçulmana. Tanto que acabou se transformando em uma das identidades culturais do país.

Ao contrário de outros países onde você pode encontrá-lo - Holanda, Espanha, Marrocos, Irã, Turquia e Itália - em Portugal o azulejo passou os limites de simples decoração interna para ser coadjuvante urbano. Representando temas sacros, profanos e geométricos, o seu largo utilizo em áreas externas aconteceu a partir do século XV. 



Nessun commento:

Posta un commento