lunedì 13 giugno 2011

[verde] Co.Bu

Hoje vamos falar de como trazer um pouco de verde à sua casa que na verdade é um apartamento sem sacadas.

A idéia partiu das designers Laura Martini e Alessandra Gruppillo, que para o evento Green Urbanity realizado nesse ultimo final-de-semana em Milão propusera o Co.Bu, Condomínio Bucólico.
Sempre atentas às mudanças climáticas e suas consequências, elas apresentaram um projeto que busca o envolvimento da coletividade como forma de harmonizar as tendências eco-sustentáveis.

O verde em uma cidade, todos sabemos que não traz somente um pouco de cor para o ambiente urbano como contribui para a qualidade de vida no quesito higiênico e salubre do ar.
Foi daí que elas começaram a pensar em como fazer a cidade se transformar, possibilitando a todos os edifícios um mínimo de vegetação. Já que não são todos que têm sacadas e terraços, o elemento comum  em várias tipologias escolhido foi: A PERSIANA!



Com a idéia de um jardim vertical acessível e vísivel ao morador internamente, e ao cidadão, externamente, o projeto prevê uma persiana em alumínio com as venezianas móveis para comportar módulos em fibra de côco. 

Esse material foi escolhido pelas suas características: 
* material leve, 
* transpirante, 
* com ótima drenagem, 
* PH estável, 
* mantém a umidade constante, 
* é ecológica 
* e reciclável. 

Não podia ser mais ecosustentável, não?

Nesses módulos são semeadas então diversas espécies de plantas - flores ou até mesmo verdura - dando um pouco de vida e dinamismo às fachadas.
Basta regar um pouco quando o tempo é mais seco, já que a umidade do ar e as chuvas tomarão conta do crescimento das plantas. 

Uma idéia simples, que poderia muito bem ser aplicada nos grandes centros urbanos.

Só me pergunto uma coisa: e como se faz com os mosquitos? 
Talvez se pode resolver plantando o manjericão, já que o perfume da planta afasta esses insetos indesejados!

Nessun commento:

Posta un commento